Introdução
Recentemente, o WhatsApp implementou uma mudança de privacidade na forma como os números de telefone são exibidos em novas conversas, introduzindo um identificador chamado LID. Isso pode, em alguns casos, gerar dúvidas e a criação de contatos duplicados na plataforma.
Esta documentação explica o que é o LID, por que isso acontece e como você deve proceder para gerenciar e unificar seus contatos.
1. O que é o “LID”? Por que estou vendo um número estranho em vez do telefone do cliente?
O LID (Lead ID) é um identificador temporário que o WhatsApp agora usa para novas conversas, a fim de proteger a privacidade do usuário.
- Por que acontece: Quando um cliente que não está na sua lista de contatos (ou que tem configurações de privacidade restritas) inicia uma conversa, o WhatsApp pode enviar primeiro este LID em vez do número de telefone real.
- Comportamento do ZionChat: Nosso sistema exibe o LID que recebe. Assim que o cliente interage e o WhatsApp libera o número real, o ZionChat automaticamente cria (ou atualiza) o contato com o número correto.
- Importante: Enquanto o sistema só tiver o LID, não é possível responder à conversa, pois a plataforma ainda não tem o número de telefone para o qual enviar a mensagem.
2. Por que isso cria contatos duplicados?
O problema de duplicação ocorre porque o sistema, por um tempo, pode ter dois registros para a mesma pessoa:
- Um registro antigo com o número de telefone.
- Um novo registro temporário com o LID.
Até que o WhatsApp libere o número e o sistema consiga vincular os dois, eles podem aparecer como contatos separados, o que pode dividir o histórico de conversas.
3. Como eu resolvo o problema de contatos duplicados?
Existem duas formas de unificar os contatos:
- Método 1: Agrupamento na Tela de Atendimento (Recomendado)Esta é a forma mais rápida de resolver uma duplicação que você acabou de identificar.
- Ação: Dentro da tela de atendimento do contato que está com o LID, localize a opção “@lid Agrupar Contato”.
- O que faz: Ao clicar, o sistema irá procurar por um contato que tenha aquele LID no campo de número e fará a fusão de todas as conversas e dados no contato correto.
- Método 2: Agrupamento na Página de ContatosEsta ferramenta é útil para fazer uma “limpeza” geral na sua base de contatos.
- Ação: Acesse a página “Contatos“, selecione o contato que deseja corrigir e procure pela opção de agrupar/atualizar LID.
- O que faz: Executa uma lógica similar à do método 1, consolidando as informações.
4. O botão “Agrupar Contatos” não funcionou. Por quê?
Para que o agrupamento funcione corretamente, a lógica do sistema precisa que certas condições sejam atendidas. A fusão só é possível se o sistema conseguir identificar claramente quem é o contato “original” e quem é o “duplicado”.
A lógica funciona assim:
- O sistema identifica um Contato Original (aquele que tem o número de telefone correto no campo number).
- Ele procura por Contatos Duplicados (aqueles cujo campo lid é igual ao number do Contato Original).
- Se encontrar essa correspondência, ele migra todas as informações (tickets, mensagens, oportunidades) do contato duplicado para o original.
- Após a migração, o contato duplicado é removido.
Se a função não funcionou, provavelmente é porque o sistema não encontrou essa correspondência clara (ex: o LID no contato duplicado está diferente do número no contato original).
API Oficial (WABA) e o LID
O problema de duplicação de contatos ou tickets por conta da mudança de LID é uma característica de APIs não oficiais, como a Baileys.
Esta situação não acontece ao utilizar a API Oficial do WhatsApp (WABA).
A API Oficial sempre utiliza o número de telefone como identificador único e permanente do contato, o que evita a criação de duplicatas.
5. Perguntas Frequentes Adicionais
- Preciso ter o número do cliente salvo no meu celular para evitar o LID? Ajuda, mas não é uma garantia. A exibição do LID é uma regra de privacidade do WhatsApp e pode ocorrer mesmo com números salvos, dependendo das configurações do cliente.
- Um contato antigo de repente apareceu com um LID. O que aconteceu? Isso pode acontecer se o cliente iniciou uma nova conversa e o WhatsApp, por algum motivo, enviou o LID primeiro. Isso cria uma conversa temporária que depois precisa ser agrupada com o contato original.
- Estou usando uma API Não Oficial (Baileys). Isso influencia? Sim. As APIs não oficiais podem ter mais dificuldade em lidar com as novas regras do WhatsApp, o que pode aumentar a frequência de problemas com o LID.